Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2012

Confiram os trabalhos desenvolvidos no LET

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO – 2011


1. CURSOS

1.1 Ler e escrever: prática social e desafio no contexto escolar/acadêmico,
Coordenação: Prof.ª Eliane Santos Raupp.
EMENTA: A leitura e a escrita como processos enunciativos-discursivos. Estudo dos procedimentos e estratégias de leitura e de produção de textos. Características e estrutura dos textos acadêmicos. A escrita coesa e coerente de textos. A leitura de estudo: como analisar e sintetizar os diversos textos escolares/acadêmicos?

1.2 Introdução aos Estudos de Crenças e atitudes linguísticas
Coordenação: Prof.ª Letícia Fraga.
EMENTA: Noção de crença e de atitude. O papel das crenças e atitudes na formação do professor e consequentes implicações para o processo de ensino-aprendizagem de língua. Crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas e suas implicações para este processo. Abordagens para a investigação das crenças.

1.3 O acadêmico e o curso de Licenciatura em Letras: orientações para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Coordenação: Prof.ª Ligia Paula Couto.
Tem como objetivo auxiliar os acadêmicos do primeiro ano a compreender as dinâmicas do curso de Letras da UEPG. Para isso, serão feitas discussões sobre: o significado de ementa/cronograma/bibliografia, o papel da pesquisa e da extensão na formação docente, a importância do uso da biblioteca, o que é o TCC, porque ler os originais e não os resumos, como buscar informações importantes no site da UEPG.

1.4 Introdução aos Estudos de Pragmática
Coordenação: Prof.ª Djane Antonucci Correa.
EMENTA: Noções introdutórias sobre Pragmática e os diversos vértices de abordagem. A gênese dos estudos pragmáticos.

2 GRUPOS DE ESTUDO

2.1 Política linguística e políticas de escrita: entre práticas acadêmicas, sociais e educacionais.
Coordenação: Prof.ª Djane Antonucci Correa.
Objetivo: promover discussões que subsidiem alguns projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos do Texto, articulando ensino, pesquisa e extensão com vistas à formação do professor pesquisador, segundo as relações que se estabelecem entre linguagem, escrita, identidade, pragmática e políticas linguísticas.

2.2 Grupo de Estudos do Texto – GETE
Coordenação: Prof.ª Eliane Santos Raupp.
Objetivo: propiciar aos acadêmicos do curso de Letras, professores em formação, um espaço de estudo, pesquisa e reflexão sobre a importância dos gêneros textuais/discursivos para a formação do sujeito leitor/produtor de textos.

3 PROJETOS:

3.1 Arquivo de Textos Autobiográficos – ATA
Coordenação: Prof. Miguel Sanches Neto.
Objetivo: criar um arquivo dedicado à guarda de textos autobiográficos e à reflexão sobre as suas modalidades, tanto as manuscritas quanto as impressas ou digitais. Dentro de uma visão integradora, o ATA busca reunir os textos mais variados, de pessoas comuns, de alunos e de professores e também de escritores, constituindo um espaço de armazenamento de ego-documentos e de disseminação de conceitos e de produção de textos autobiográficos. Edital 14/2009 – Fundação Araucária – Pesquisa Básica e Aplicada.

3.2 Curso de Extensão em Espanhol
Coordenação: Prof.ª Lucimar Araújo Braga e Prof.ª Valeska Gracioso Carlos.
Objetivo: proporcionar o ensino de língua estrangeira espanhola em contextos de difícil acesso como escolas de bairros afastados do centro e/ou projetos sociais de inclusão.

3.3 Abordagens Pragmáticas sobre Linguagem e Ensino
Coordenação: Prof.ª Djane Antonucci Correa.
Objetivo: dar continuidade às discussões acerca dos estudos sobre pragmática, no sentido de aprofundar tais discussões e estendê-las a escolas por meio da integração entre alunos de graduação, mestrado, professores e alunos de ensino fundamental e médio.

3.4 Laboratório de Estudos do Texto
Coordenação: Prof.ª Djane Antonucci Correa e Prof.ª Letícia Fraga
Objetivos: Utilizar atividades de leitura e escrita de textos verbais e não verbais entre menores infratores, adolescentes de 8.ª série do ensino fundamental e acadêmicos de maneira que essas ações de extensão se sustentem nas atividades de ensino e pesquisa para refletir sobre questões de identidade e de exclusão. Desenvolvem-se 4 ações concomitantemente: 1) organização de um livro, 2) produção de 2 edições de um jornal na unidade socioeducativa, 3) produção de 2 edições de um jornal no Colégio Epaminondas, 4) pintura de telas. Edital PROEXT 6/2009 - MEC/SESu.

3.5 Poesia na sala de aula: desafios e propostas
Coordenação: Prof. Dr. Ubirajara Araujo Moreira
Objetivos: Motivar e subsidiar acadêmicos do Curso de Letras e professores de Língua Portuguesa, através da pesquisa, reflexão, trocas de experiências, elaboração de material de apoio e formulação de estratégias de ensino, no sentido de que venham a desenvolver um trabalho mais prazeroso e produtivo com a poesia na sala de aula, objetivando ampliar e aprimorar, junto aos alunos da Educação Básica, o gosto e a proficiência em relação ao texto poético.

3.6 Consolidação do Laboratório de Estudos do Texto
Coordenação: Prof.ª Letícia Fraga.
Objetivo: estabelecer articulação entre os Cursos de Licenciatura em Letras e as escolas de educação básica da rede pública para melhoria da formação inicial (acadêmicos) e continuada de professores do Ensino Fundamental e Médio. EDITAL PRODOCÊNCIA 028/2010 – CAPES – Programa de Consolidação das Licenciaturas.


4 EVENTO:

4.1 “A universidade do século XXI”: discussões sobre cultura e diversidade
Data: 29 e 30 de setembro de 2011
Objetivo: Pensar a diversidade que compõe o cotidiano acadêmico contemporâneo a partir da discussão sobre a variedade cultural e linguística de algumas comunidades específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário